Quem somos

O Instituto Orí, fundado no ano de 2002 no Rio de Janeiro, tem como objetivo promover esclarecimentos, informações e pesquisas acerca da cultura e da religiosidade afro brasileira.

Desta forma o instituto disponibiliza, através do seu site, entrevistas em áudio e vídeo, artigos e documentos relativos às temáticas afins.

Neste propósito, o Instituto Orí também realiza cursos, palestras, encontros e dispõe de obras de autoria do fundador: o Babalorixá, professor e escritor Márcio de Jagun.

Sobre o fundador

Babalorixá, professor, advogado e escritor. Autor dos livros: Orí: a Cabeça como Divindade; Yorùbá – Vocábulário Temático do Candomblé; Ewé – a Chave do Portal.


Professor e Consultor em História e Cultura Ioruba no Programa de Estudos e Pesquisa das Religiões (PROEPER/UERJ), desde 2015.


Professor de Idioma e cultura ioruba junto ao Programa de Línguas Estrangeiras Modernas (PRLEM/UFF), desde 2018.


Professor convidado no curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios Portuários (COPPE/UFRJ).


Professor convidado no curso de Pós Graduação em Engenharia Portuária (UNESA).


Desde 2002 preside o INSTITUTO ORI, dedicado à cultura afro brasileira.


Coordenador de Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos do Estado do Rio de Janeiro.


Presidente do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do RJ.


Em 2013, foi convidado para as discussões de elaboração do Plano Curricular de Ensino Afro Religioso da Rede Municipal do Rio de Janeiro.


Membro efetivo do Fórum Internacional de Direitos Humanos, desde 2014.


Convidado para compor o Conselho Municipal/RJ de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos, desde 2015.


Convidado pelo Ministério da Cultura/IPHAN para compor o Conselho Gestor do Patrimônio Imaterial relativo ao Ofício das Baianas de Acarajé do RJ (desde out/2015).


Responsável pela pesquisa junto ao IPHAN, no processo de inscrição do idioma ioruba no INDL (Inventário Nacional de Diversidade Linguística). 

      
 
Panel d e-mail Ori.net.br - todos os direitos reservados